
Quem disse que a criançada também não tem seu dia e seu momento exclusivo de folia no carnaval do Recife? Criado em 2010, o bloco infantil Pinto da Madrugada – versão mirim do Galo da Madrugada, maior agremiação carnavalesca do mundo – surgiu da necessidade de se promover a cultura pernambucana, também, para as novas gerações. Toda terça-feira de carnaval, a Praça Sérgio Loreto – local de concentração – e adjacências são tomadas por uma multidão de pequenos fantasiados com alegria pra dar e vender. Papais, mamães, vovôs, titios e responsáveis em geral, claro, também aproveitam a manhã de festa.
“É missão maior do Galo valorizar e propagar os ritmos e a cultura Pernambucana em geral, em especial, o carnaval. E nada mais justo que formar novos públicos, também, entre as crianças. Inclusive, promovemos apresentações do Pinto, com mascote, estandarte, orquestra e passistas, em eventos e projetos realizados ao longo do ano”, detalha Tatyana Veríssimo, diretora de Projetos do Galo da Madrugada.
Destacam-se, entre as apresentações do Pinto da Madrugada em ocasiões fora do ciclo carnavalesco, participações em escolas públicas e na tradicional Festa da Vitória Régia. Tal como nos dias de momo, a alegria toda conta da garotada ao se depararem com o mascote da agremiação. Um abraço e a famosa “selfie” não podem faltar nesses encontros mágicos. “Além da proposta recreativa, em algumas ocasiões, como nas escolas, utilizamos a figura do ‘Pinto’ para mostrar às crianças, de forma lúdica, a existência do frevo e do próprio Galo como riquezas culturais do nosso povo”, acrescenta Tatyana.
No tradicional desfile da terça-feira de carnaval, a agremiação faz um pequeno percurso de cerca de 2km, saindo da Praça Sérgio Loreto – em frente à sede do Galo – e percorrendo trechos da Rua Imperial e as Avenidas Sul e Dantas Barreto. A festa, embalada por trio elétrico com atrações infantis – entre elas, Palhaço Chocolate e A Barca Maluka – ocorre das 9h às 13h.









Dezenas de crianças a bordo de um trenzinho, atividades recreativas e cabeções alegóricos também fazem parte do espetáculo para a garotada. “É um evento que, todo ano, preparamos com muito carinho e cuidado que esse público merece. Levar a cultura e o nosso autêntico carnaval de rua a esses que serão os foliões do Galo no futuro também é prioridade nossa”, acrescenta Rômulo Meneses, presidente do Galo.
Todos atentos, então. Se, no Sábado de Zé Pereira, o “carnaval começa no Galo da Madrugada”, no último dia de momo, a terça-feira, o Pinto da Madrugada e sua legião de foliões mirins é quem tomam conta da folia!