
Enéas Alves Freire foi o idealizador e um dos fundadores do Clube das Máscaras Galo da Madrugada. Ele nasceu no dia 02 de dezembro de 1921, no Pátio do Terço – casa de número 34 -, bairro de São José, centro do Recife.
Sétimo e último filho do comerciante Enéas Garcia Freire e da dona de casa Bernardina de Lima Alves Freire, o garoto de São José aprendeu a valorizar a cultura de sua terra desde criança. Os pais, que costumavam acompanhar as troças do bairro, carregavam o caçula nos braços, com menos de um ano de idade, quando ainda nem podia caminhar.
Naquela época, o Pátio do Terço já era considerado um dos principais polos de animação do Carnaval recifense. Assim, podemos dizer que Enéas nasceu no “berço do Carnaval”.
Ainda adolescente, aos 13 anos de idade, criou sua primeira agremiação carnavalesca, a troça mista Papagaio Louro, que durou apenas dois anos. Também ajudou na fundação da tradicional escola de samba Estudantes de São José.
Em 1946, casou-se com Maria do Carmo Travassos, “Dona Carminha”, com quem teve quatro filhos: Mauro, Antônio Carlos, Ana Nery e o caçula Gustavo (Travassos, cantor oficial do Galo).



No final da década de 1970, a partir de reuniões com familiares e amigos na tentativa de reviver o carnaval de rua do Recife – em declínio naquela época – , Enéas encabeça a criação a criação do Clube das Máscaras O Galo da Madrugada, que saiu às ruas primeira vez em fevereiro de 1978, com apenas 75 foliões.
O crescimento do bloco foi crescente a cada ano, a ponto de, em 1994, chamar a atenção dos diretores do Guiness Book- o livro dos récordes, que deu à agremiação recifense o título de maior bloco de carnaval do mundo. Naquela época, o bloco já conseguia reunir, no Sábado de Zé Pereira, mais de 1 milhão de pessoas nas ruas do Centro do Recife.









Enéas faleceu no dia 09 junho de 2008, aos 86 anos, vítima de parada cardiorrespiratória. Além dos quatro filhos, deixou também oito netos que, junto com familiares e amigos, compõem a atual diretoria da agremiação e mantém vivo o sonho que o eterno “Neinha” – como também era conhecido – construiu e presenteou à cultura recifense e pernambucana.
A atual sede do Galo da Madrugada – localizada na Rua da Concórdia, n° 984 – foi inaugurada no dia 02 de dezembro de 2008, data em que Neinha faria 87 anos, e batizada de Palácio Enéas Freire. Mais recentemente, no fim de 2024, foi sansionada pela Prefeitura do Recife a Lei 19.339/2024, que deu a uma via pública no Bairro de São José o nome de Rua Enéas Freire.
Confira dois documentários que retratam a vida do nosso eterno”Neinha”.