PRIMEIRA NOITE DO FORROZÃO DO GALO 2025 DEU UM SHOW DE CULTURA POPULAR
Galo da Madrugada - Recife, PE
31 de maio de 2025
O famoso refrão “carnaval começa no Galo da Madrugada bem que já pode ser adaptado, também, para os festejos juninos. O maior bloco de carnaval do mundo manteve a tradição já de uma década e meia e deu, na noite de ontem (30), mais um pontapé inicial para as celebrações dos santos juninos – Santo Antônio, São João e São Pedro – na capital pernambucana. A 15ª edição do Forrozão do Galo contou, na sua primeira noite, com atrações musicais, tanto no palco quanto em dois trios elétricos e cortejo junino com diversas manifestações da cultura popular nordestina, tudo num cenário aos moldes de uma festa de interior no entorno da Praça Sérgio Loreto, Centro do Recife.
“Essa é a uma das principais missões do Galo, se fazer presente e promover alegria à população durante o ano inteiro, não apenas no Carnaval. É muito gratificante, pra nós, vermos a realização e a consagração, por mais um ano, dessa festa que já é considerada a abertura dos festejos juninos no Recife”, comemora Rômulo Meneses, presidente da agremiação. Como já é de tradição nos eventos do bloco, a cultura popular regional esteve, mais uma vez, valorizada e destacada no Forrozão: quadrilhas juninas, bacamarteiros, bandeiras dos santos juninos, arcos da tradicional “Capelinha de Melão” e exposições de obras de arte – como xilogravuras e bonecos de barro – estiveram presentes na festa.
No palco, o cantor oficial do bloco, Gustavo Travassos, abriu a primeira noite do arraial ao ar livre, seguido por Jefferson Santa Rosa, Nena Queiroga, Geraldinho Lins e Loirão. Já nos dois trios elétricos, que vieram da Avenida Dantas Barreto em direção à apoteose da festa, a cantora Fabiana Pimentinha e a banda Asas da América deram um show de animação e muito arrasta-pé para o público que os acompanhava no cortejo, misturados aos personagens que desfilavam no chão, em charrete e em carro alegórico.
A festa, que conta ainda com os polos Raízes e Gastronômino (o primeiro, dedicado aos ritmos mais tradicionais, como o forró pe-de-serra, e o segundo, com barracas cedidas aos comerciantes locais, para venda de bebidas e comidas típicas), segue até a noite de hoje (31), quando se apresentam no palco as bandas Carta de Barralho e Capim com Mel e a cantora Kelly Oliveira. Nos trios, a animação fica por conta das bandas Inove e Asas da América.
O 15º Forrozão do Galo é uma realização do Galo da Madrugada e conta com o patrocínio da Amstel, Esportes da Sorte, Pitu, Prefeitura do Recife, Empetur, Governo de Pernambuco, Caixa e Governo Federal.