PROJETO DO GALO REALIZA NOVAS AÇÕES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE

 

Galo da Madrugada - Recife, PE

 

4 de dezembro de 2024

PROJETO DO GALO REALIZA NOVAS AÇÕES EM ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE

“Frevo: Estilo de Música e de Dança” levou conhecimento teórico e prático sobre manifestação, genuinamente, pernambucana aos estudantes e educadores

Teve muito frevo pra criançada e seus educadores durante a manhã e a tarde da última terça-feira (03), na quadra da Escola Municipal do Coque. É que o maior bloco do mundo levou, para a unidade educacional, mais uma ação do projeto Frevo: Estilo de Música e da Dança. A iniciativa, que busca formar novos públicos para a manifestação cultural pernambucana – sob a máxima de que é preciso, primeiro, conhecer para gostar -, mostrou um panorama acerco do frevo enquanto gênero musical e também coreografia, por meio de profissionais das áreas.

Mais de mil pessoas, entre estudantes e profissionais da educação das escolas municipais do Coque e Professor José da Costa Porto – também presente na ação – foram beneficiados com a aula, que contou com a presença do porta-estandarte do Galo, Fernando Zacarias, mascoto do bloco infantil Pinto da Madrugada, Orquestra Mirim do Galo da Madrugada e dos passistas da Saltos Cia de Dança. Entre os palestrantes, o músico Jorge Lima, a diretora de projetos Tatyana Veríssimo e o carnavalesco Chico Câmara.

“É muito importante esse momento em que eles têm a oportunidade de conhecer melhor sobre uma manifestação, genuinamente, pernambucana e recifense, para que possam se apropriar melhor e ter orgulho daquilo que é deles, inclusive, por serem vizinhos do próprio Galo, que tem sua sede logo ali, no Bairro de São José”, destaca Tatyana.

O momento uniu teoria e prática, quando as crianças e adolescentes não só conheceram fatores históricos do frevo, desde sua origem à sua evolução ao longo dos anos, como também puderam ver e ouvir alguns exemplos de frevos de bloco, de rua e canção, com o apoio da orquestra presente, e também dos principais passos da dança – missão que ficou a cargo dos passistas.

“É sempre é uma experiência muito prazerosa realizar esse trabalho com o público mirim. Mostrar a eles o que é o frevo, essa manifestação que faz parte da nossa identidade. A partir do aprendizado, eles poderão apreciar e valorizar mais”, acrescenta Francisco Câmara. “Além do ritmo, eles têm a oportunidade também de conhecer melhor esse gigante, grande orgulho do nosso povo, que é o Galo da Madrugada, que nasceu e tem sua sede logo ali, vizinha onde todos esses estudantes moram e estudam”, acrescenta Alba Pessoa, diretora da Escola Municipal do Coque.

O projeto Frevo: Estilo de Música e de Dança é uma iniciativa do Galo da Madrugada com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades